DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA: Implantação de 
uma Sala de Cinema e de um Jornal
on-line

 

I.                  INTRODUÇÃO.  

O acesso à informação e à cultura é de vital importância para o desenvolvimento e aprimoramento do ser humano. Esse contato permite ampliar a percepção de realidade, na qual as dimensões dos “problemas” podem ser rearticuladas, permitindo o encontro de soluções criativas e originais que venham solucionar impasses aparentemente sem solução nos mais diferentes contextos. Segundo Ulisses Capozzoli [1], há uma falsa idéia de que a ausência de um suplemento de ciência nos jornais está ligada ao fato que este tipo de publicação não atrai publicidade. Capozzoli afirma ainda que: “Sensibilizar a sociedade para as perspectivas da ciência – o compromisso do jornalismo científico – é um desafio que não se restringe aos leitores. Deve chegar ao anunciante, às empresas, a todas as instâncias da sociedade, e isso deve ser compreendido claramente para ser levado à prática”.   

Nos últimos anos, um grande número de projetos, vem sendo desenvolvidos com o objetivo de aproximar o grande público da ciência e de sua importância para a sociedade como um todo. Pode-se citar alguns: a Casa da Descoberta [2] da Universidade Federal Fluminense, que recebe a visita de alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Niterói situada no Estado do Rio de Janeiro[3]. Em Portugal há dois grande centros que realizam projetos de divulgação de ciências junto as escolas: O Centro de Ciências do Mar do Algarve [4] e o Centro de Ciência Viva [5] da Universidade de Coimbra, que recebe por mês cerca de três mil alunos do ensino médio e fundamental.  Destacamos também o projeto Com Ciência Física, do Departamento de Termodinâmica e de Física Aplicada do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro [6], o qual também tem desenvolvido um trabalho mostrando que fazer ciência é algo muito prazeroso.  Nos casos mencionados acima, assim como em tantos outros fica claro que o sucesso destes não se faz em grande escala, mas na criação de pequenos pólos que devem ser espalhados por todo o país atendendo a população local. Percebendo essa importância foi que em 2005 o Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Tecnologia organizou a SEMANA COMEMORATIVA DO ANO MUNDIAL DA FÍSICA [7], evento este que contou com a presença de aproximadamente 300 participantes de instituições públicas do ensino médio da região do Médio Paraíba. Na época, o contato com professores e alunos do ensino médio na região deixou claro a necessidade de implementação de um trabalho contínuo nesse sentido.  E esse é o objetivo primordial deste projeto.

II.                 OBJETIVOS.

Promover a aproximação entre o público leigo (comunidade local do Médio Paraíba) e a Faculdade de Tecnologia da UERJ. Despertar o interesse do discente do ensino fundamental, médio e de graduação para a importância da ciência como melhoria de qualidade de vida para a população, evidenciando que fazer ciência é, também, muito divertido.  

III.           METODOLOGIA DE TRABALHO.  

Para atingir o objetivo deste projeto, pretende-se criar uma Sala de Cinema e um jornal online na Faculdade de Tecnologia, conforme descrito nas sub-sessões 4.1 e 4.2. Em acréscimo está previsto a organização de palestras e mini-cursos abertos a comunidade local.  

3.1  Sala de Cinema.

A implementação de uma Sala de cinema na Faculdade de Tecnologia tem como objetivo a  exibição quinzenal de vídeos de caráter acadêmico, científico e cultural, visando estimular a discussão sobre os mais diversos assuntos curriculares e extra-curriculares  da atualidade, despertando o interesse dos discentes de graduação para uma análise crítica dos temas a serem exibidos. Ao final de cada sessão, pretende-se promover o debate interdisciplinar com os participantes sobre a temática exibida estimulando à análise crítica diante de temas polêmicos e atuais. Um projeto semelhante a este e que tem tido muito sucesso foi implementado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [8].  

3.2  Jornal Online.

Atualmente o Departamento de Matemática e Computação possui um Informativo eletrônico [9] cujo objetivo é a divulgação das atividades do Departamento e de seus docentes junto a comunidade FAT/UERJ, no qual textos de caráter acadêmico, científico e cultural podem ser enviados a nossa redação para publicação após avaliados pelo corpo editorial. Através deste projeto pretende-se transformar o informativo num jornal online de divulgação de ciência, cuja periodicidade seja maior que a atual. O Jornal em questão será registrado no IBICT (Instituto Brasileiro de Informação Científica em Tecnológica) [10], e terá corpo editorial próprio, responsável dentre outras coisas pela avaliação dos textos a serem publicados.  Haverá a participação efetiva de discentes (bolsistas) da Faculdade de Tecnologia junto às escolas de ensino médio da região exercendo um trabalho contínuo de divulgação científica.  

IV.              INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL.  

A Faculdade de Tecnologia dispõem de um auditório próprio com oitenta lugares com aparelhos de TV e DVD para exibição de vídeos, assim como aparelhos de data show.

V.                 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.

O início das atividades da sala de cinema está prevista para setembro de 2006.   Maiores detalhes veja na Agenda.

VII.            RESULTADOS ESPERADOS

 -          Promover uma aproximação entre a comunidade local e a Universidade, através de um aumento na procura pela Instituição.

-          Produção de artigos de divulgação de ciência e textos informativos a serem disponibilizados no jornal online.

-          Aumento da procura por parte dos discentes dos programas de Iniciação científica júnior e Iniciação científica.

VIII.          REFERÊNCIAS

[1]

Ulisses Capozzoli, JORNALISMO CIENTÍFICO. Como fazem falta os suplementos de ciência, Observatório da Imprensa, 8/08/2005. Disponível em: <http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=341OFC001>. Acessado em julho de 2006.

[2]

Projeto: A Casa da Descoberta, Universidade Federal Fluminense. Disponível em:<    http://www.if.uff.br/conccasa.htm> .  Acessado em julho de 2006.

[3] R. L. Araújo; M. M. O. Negry; R. Bruno; C. A. F. Leite; D. Luz, Novos Projetos da Casa da Descoberta, o Centro de Divulgação da UFF. Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.  Disponível em:<http://www.ufmg.br/congrext/Educa/Educa115.pdf >. Acessado em julho de 2006.
[4] Centro de Ciências do Mar do Algarve. Disponível em: < http://www.ualg.pt/ccmar>. Acessado em julho de 2006.
[5] Centro de Ciência Viva, Universidade de Coimbra. Disponível em < http://www.uc.pt/sdp/prospecto/0203/unidades/associacoes9.html>. Acessado em julho de 2006.
[6]

Projeto ComCiência Física. Disponível em: <http://www2.uerj.br/~fis/dfat/pccf2002/ >. Acessado em julho de 2006.

[7] Página da Semana Comemorativa do Ano Mundial da Física da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em:< http://www2.uerj.br/~demac/evento(1)2005.htm>. Acessado em julho de 2006.
[8] Cinema Pesquisa e Extensão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: < http://seberi.propesq.ufrgs.br/propesq2005/index.php >. Acessado em julho de 2006.
[9]

Informativo Demac. Disponível em: 
<http://www2.uerj.br/~demac/revista_do_demac.htm >. Acessado em julho de 2006.

[10] Instituto Brasileiro de Informação Científica em Tecnologia. Disponível em: < http://www.ibict.br/ >. Acessado em julho de 2006.