I.
INTRODUÇÃO.
O acesso à informação e à cultura é de vital importância para
o desenvolvimento e aprimoramento do ser humano. Esse contato
permite ampliar a percepção de realidade, na qual as dimensões dos
“problemas” podem ser rearticuladas, permitindo o encontro de
soluções criativas e originais que venham solucionar impasses
aparentemente sem solução nos mais diferentes contextos. Segundo
Ulisses Capozzoli [1], há uma falsa idéia de que a ausência
de um suplemento de ciência nos jornais está ligada ao fato que este
tipo de publicação não atrai publicidade. Capozzoli afirma
ainda que: “Sensibilizar a
sociedade para as perspectivas da ciência – o compromisso do
jornalismo científico – é um desafio que não se restringe aos
leitores. Deve chegar ao anunciante, às empresas, a todas as
instâncias da sociedade, e isso deve ser compreendido claramente
para ser levado à prática”.
Nos últimos
anos, um grande número de projetos, vem sendo desenvolvidos com o
objetivo de aproximar o grande público da ciência e de sua
importância para a sociedade como um todo. Pode-se citar alguns:
a Casa da Descoberta [2] da Universidade Federal Fluminense,
que recebe a visita de alunos de escolas públicas e privadas da
cidade de Niterói situada no Estado do Rio de Janeiro[3]. Em
Portugal há dois grande centros que realizam projetos de divulgação
de ciências junto as escolas: O Centro de Ciências do Mar do Algarve
[4] e o Centro de Ciência Viva [5] da Universidade de Coimbra, que
recebe por mês cerca de três mil alunos do ensino médio e
fundamental. Destacamos
também o projeto Com Ciência Física, do Departamento de
Termodinâmica e de Física Aplicada do Instituto de Física da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro [6], o qual também tem
desenvolvido um trabalho mostrando que fazer ciência é algo muito
prazeroso. Nos casos
mencionados acima, assim como em tantos outros fica claro que o
sucesso destes não se faz em grande escala, mas na criação de
pequenos pólos que devem ser espalhados por todo o país atendendo a
população local. Percebendo essa importância foi que em 2005 o
Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Tecnologia
organizou a SEMANA COMEMORATIVA DO ANO MUNDIAL DA FÍSICA [7], evento
este que contou com a presença de aproximadamente 300 participantes
de instituições públicas do ensino médio da região do Médio Paraíba.
Na época, o contato com professores e alunos do ensino médio na
região deixou claro a necessidade de implementação de um trabalho
contínuo nesse sentido.
E esse é o objetivo primordial deste projeto.
II.
OBJETIVOS.
Promover a aproximação entre o público leigo
(comunidade local do Médio Paraíba) e a Faculdade de Tecnologia da
UERJ. Despertar o interesse do discente do ensino fundamental, médio
e de graduação para a importância da ciência como melhoria de
qualidade de vida para a população, evidenciando que fazer ciência
é, também, muito divertido.
III.
METODOLOGIA
DE TRABALHO.
Para atingir o objetivo deste projeto, pretende-se
criar uma Sala de Cinema e um jornal online na Faculdade de
Tecnologia, conforme descrito nas sub-sessões 4.1 e 4.2. Em
acréscimo está previsto a organização de palestras e mini-cursos
abertos a comunidade local.
3.1 Sala
de Cinema.
A implementação de uma Sala de cinema na Faculdade de
Tecnologia tem como objetivo a exibição quinzenal de
vídeos de caráter acadêmico, científico e cultural, visando
estimular a discussão sobre os mais diversos assuntos curriculares
e extra-curriculares da atualidade, despertando
o interesse dos discentes de graduação para uma análise crítica dos
temas a serem exibidos. Ao final de cada sessão, pretende-se
promover
o debate interdisciplinar
com os participantes sobre a temática exibida
estimulando à análise crítica diante de temas polêmicos e
atuais.
Um projeto semelhante a este e que tem tido muito sucesso
foi implementado pela Universidade Federal do Rio
Grande
do Sul [8].
3.2 Jornal
Online.
Atualmente
o Departamento de Matemática e Computação possui um Informativo
eletrônico [9] cujo objetivo é a divulgação das atividades do
Departamento e de seus docentes junto a comunidade FAT/UERJ, no qual
textos de caráter acadêmico, científico e cultural podem ser
enviados a nossa redação para publicação após avaliados pelo corpo
editorial. Através deste projeto pretende-se transformar o
informativo num jornal online de divulgação de ciência, cuja
periodicidade seja maior que a atual. O
Jornal em questão será registrado no IBICT (Instituto Brasileiro de
Informação Científica em Tecnológica) [10], e terá corpo editorial
próprio, responsável dentre outras coisas pela avaliação dos textos
a serem publicados.
Haverá a participação efetiva de discentes (bolsistas) da
Faculdade de Tecnologia junto às escolas de ensino médio da região
exercendo um trabalho contínuo de divulgação científica.
IV.
INFRAESTRUTURA
DISPONÍVEL.
A Faculdade de Tecnologia
dispõem de um auditório próprio com oitenta lugares com aparelhos de
TV e DVD para exibição de vídeos, assim como aparelhos de data
show.
V.
CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO.
O início das atividades
da sala de cinema está prevista para setembro de 2006. Maiores detalhes veja
na Agenda.
VII.
RESULTADOS
ESPERADOS
-
Promover uma aproximação entre a comunidade local e a
Universidade, através de um aumento na procura pela
Instituição.
-
Produção de
artigos de divulgação de ciência e textos informativos a serem
disponibilizados no jornal online.
-
Aumento da procura por parte dos discentes dos
programas de Iniciação científica júnior e Iniciação
científica. |