BEM VINDOS A PÁGINA DO DMFC - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA, FÍSICA E COMPUTAÇÃO


PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

TÍTULO: 

CAOS EM SISTEMAS HAMILTONIANOS

ORIENTAÇÃO:  Dr.  GERMANO AMARAL MONERAT 
Dr. EDUARDO VASQUEZ CORRÊA SILVA
ALUNA ENVOLVIDA:  THAISA MARQUES GOMES DE OLIVEIRA 
...
SITUAÇÃO DO PROJETO: INÍCIO: NOVEMBRO DE 2006.  TÉRMINO: AGOSTO DE 2007.
FINANCIAMENTO: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONCEDIDA PELO CNPq NO PROCESSO PIBIC/2006.

 

E-MAIL:  THAISA@FAT.UERJ.BR

RESUMO DO PROJETO

Um sistema de equações com N graus de liberdade é dito integrável se este apresentar N constantes de movimento; e que estas estejam em " involução". Em outras palavras, sejam independentes umas das outras. Quando isto ocorre, suas soluções podem ser expressas analiticamente. Os problemas "reais" de engenharia e física, no entanto, são freqüentemente modelados por sistemas " não integráveis " de equações, isto é, sistemas cujas soluções não podem ser expressas analiticamente. O tratamento numérico parece ser a única alternativa para a abordagem desta última categoria de problemas. No entanto, uma abordagem puramente numérica nesses casos, traz consigo uma dificuldade intrínseca: a sensibilidade a flutuações nas condições iniciais, devido a não integrabilidade do sistema. Costuma-se dizer que tais sistemas são caóticos. Nesses casos, a descrição completa do comportamento de um sistema nesses casos, requer o conhecimento da evolução do mesmo para um número infinitamente grande de condições iniciais. Por outro lado, dispomos de um conjunto finito de soluções numéricas. Como podemos a partir destas, inferir com segurança as características gerais do sistema? Em termos práticos: quantas e quais condições iniciais devem ser levadas em conta, para podermos caracterizar o comportamento do sistema? Respostas a essas perguntas podem ser dadas através do uso de técnicas de sistemas dinâmicos e o uso dessas técnicas permite-nos detectar regiões regulares e irregulares no espaço de fase do modelo. A ênfase dessas técnicas, será aplicada em problemas de interesse na área de engenharia, devido a formação acadêmica dos alunos envolvidos. O objetivo deste projeto é familiarizar os alunos com o formalismo Hamiltoniano e  com as técnicas de sistemas dinâmicos como ferramenta matemática para a análise do comportamento não linear de sistemas ditos Hamiltonianos.

 

RESULTADOS DO PROJETO:

 

1. MONERAT, G. A. ; Corrêa Silva, E.V. ; Oliveira-Neto, G. ; Nogueira, P.H.A.S. ; Assumpção, A.R.P. de ; Oliveira, T.M.G. de . Explorando sistemas hamiltonianos II: pontos de equilíbrio degenerados. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 30, p. 3202-1-2302-7, 2008.
 
2. MONERAT, G. A; OLIVEIRA, T. M. G.; SILVA, D. C. F; CORRÊA SILVA; E. V., O Formalismo Variacional no Ensino de Mecânica Básica na Graduação em Engenharia, Revista de Ensino de Engenharia, v.26, n. 1, p. 9-17, 2007.
 
3. Thaisa Marques Gomes de Oliveira. ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO REGULAR E IRREGULAR DE UM ROBÔ SALTADOR NA FASE DE SALTO, p. 191. 16a. SEMIC UERJ. Homepage: http://www.pibic.uerj.br/semic16/ciencias_exatas_terra/fisica.pdf

4. MONERAT, G. A. ; OLIVEIRA, T. M. G. DE ; FERNANDES, D. C. ; SILVA, Eduardo Vasquez Corrêa . Introduzindo o Formalismo Variacional no Ensino de Mecânica Básica na Graduação em Engenharia. In: XI Encontro de Educação em Engenharia, 2005, Penedo. XI Encontro de Educação em Engenharia, 2005.  Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Hipertexto; Homepage: http://www.eee2005.uerj.br/artigos/artigo05.prn.pdf

....
5.Participação no XI Encontro em Educação em Engenharia, a ser realizado entre os dias 25 e 28 de outubro de 2005 em Penedo, RJ.

 

NÚMERO DE PRODUÇÕES:  5.

 


RETORNAR À PÁGINA ANTERIOR