BEM VINDOS A PÁGINA DO DMFC - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA, FÍSICA E COMPUTAÇÃO


PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

TÍTULO: 

Introdução à Programação Linear Fuzzy

ORIENTAÇÃO:  Dra. Patrícia Helena Araújo da Silva Nogueira
ALUNO ENVOLVIDO:  Waldenir José das Chagas de Oliveira
.
SITUAÇÃO DO PROJETO: INÍCIO: AGOSTO DE 2007.
FINANCIAMENTO: BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONCEDIDA PELA UERJ NO PROCESSO PIBIC/2007.

 

E-MAIL:  pintanice@hotmail.com

RESUMO DO PROJETO

 A Lógica Fuzzy tem como objetivo modelar o modo aproximado de raciocínio, tentando imitar a habilidade humana de tomar decisões racionais em um ambiente de incerteza e imprecisão. Deste modo pode-se obter mecanismos para manipular informações imprecisas, como conceitos de pequeno, alto, bom, muito quente, frio, que permitirão inferir uma resposta aproximada para uma questão baseada em um conhecimento que é inexato, incompleto ou não totalmente confiável. Devido às suas características intrínsecas, a matemática Fuzzy é capaz de incorporar tanto o conhecimento objetivo (a partir de dados numéricos) quanto o conhecimento subjetivo (a partir de informacões linguísticas). É aplicada em sistemas de controle e de suporte à decisão onde a descrição do problema (regras de produção) não pode ser feita de forma precisa.

Por sua vez, a Programação Linear (PL) tem sido uma poderosa ferramenta de apoio à tomada de decisão em diversos setores da indústria, tendo como escopo de aplicação problemas com variáveis de decisão reais, tais que a função objetivo (a ser maximizada ou minimizada) e os vínculos envolvem funções lineares das variáveis de decisão, com parâmetros de sistema fixos e constantes (determinísticos). Um método algébrico e interativo geral de solução deste tipo de problema é conhecido como Método Simplex, proposto inicialmente por Dantzig em 1947.

Depois de encontrada uma solução “ótima” surgem questões ligadas à análise da sensibilidade do sistema a “pequenas” mudanças nos dados iniciais. A teoria dos conjuntos Fuzzy irá permitir a inclusão de imprecisões no modelo. Melhor dizendo, a Programação Linear Fuzzy aplica-se a problemas (“lineares”) de otimização onde os parâmetros do modelo não estão bem definidos, ou seja, os coeficientes da função objetivo ou das restrições das variáveis não são precisamente conhecidos e algumas das inequações envolvidas podem estar sujeitas a limites não muito precisos.

O objetivo do projeto é estudar diferentes modelos de Programação Linear Fuzzy e aplicar tais métodos na resolução de problemas ligados à tomada de decisões.

...
RESULTADOS DO PROJETO:

RETORNAR À PÁGINA ANTERIOR